|

Brasil sedia escritório regional da ACI e Infraero confirma terceiro terminal em Guarulhos

Leila Melo




Jorge Lukowski, do Aeroportos Argentina 2000, Cleonílson Nicácio, da Infraero e Eduardo Flores, da ACI

A partir desta segunda-feira (30/03), o escritório regional para América Latina, Caribe e Miami (EUA) do Conselho Internacional dos Aeroportos (ACI) passa a funcionar no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. O escritório ficará sob a responsabilidade de Eduardo Flores, secretario Regional e que comandou a mesma função nos últimos cinco anos, quando sediado na cidade de Mérida (México). A inauguração aconteceu nesta manhã e contou com as presenças do diretor de Relações Institucionais dos Aeroportos da Argentina, Jorge Lukowski, e de Cleonilson Nicácio, presidente da Infraero, um dos órgãos fundadores da entidade. "Receber esse escritório retrata todo o esforço da Infraero para melhorar a situação aerportuária na região. Vamos ter voz ativa para as questões do transporte aéreo. Queremos que esse escritório fique não apenas cinco anos em Guarulhos, mas pelos próximos 50 anos ", destaca Nicácio.

O dirigente explica que a região da América Latina tem todas as condições para crescer no setor aeroportuário e isso irá exigir uma postura mais forte para os transportes aéreos e uma maior troca de experiências entre os países. O Conselho Internacional dos Aeroportos reúne mais de 1600 equipamentos em todo o mundo e tem a missão de ser o interlocutor com entidades mundiais como a Organização Internacional de Aviação Civil (OACI), a Associação Internacional de Linhas Aéreas (IATA) e a Associação Latinoamericana de Transporte Aéreo (ALTA). "A Infraero tem sido uma das líderes na América Latina na discussão de novas normas de segurança e de conforto para os passageiros no Brasil. Por isso, essa filial em São Paulo deve ser comemorada", completa Jorge Lukowski.

O secretário Regional da ACI, Eduardo Flores, inclusive, já confirmou para o período de 16 a 19 de novembro, em Salvador (Bahia), a 18ª edição da Assembléia Regional, Conferência e Exibição do Conselho Internacional de Aeroportos. O evento é organizado pela Infraero em parceria com o Ministério do Turismo. Para o aeroporto de Guarulhos, Cleonilson Nicácio, informou que já estão bem adiantadas as tratativas para a construção do terminal 3. O presidente esteve reunido hoje (30/03) com os superintendentes da Infraero e dentro de uma semana será divulgado um edital para a licitação do projeto do terminal de passageiros. "A ideia é que num prazo de um ano tenhamos um projeto executivo pronto para lançar. O terminal concentrará todas as operações internacionais e terá capacidade para movimentar até 13 milhões de passageiros", detalha Nicácio com exclusividade ao MERCADO&EVENTOS. As obras serão concluídas em 2014 e ficarão sob a responsabilidade da Infraero.

Também estão previstas mudanças na infra-estrutura do aeroporto de Viracopos (Campinas). De acordo com o dirigente, está confirmada a recuperação da pista secundária para se tornar apto a decolagens; e a construção de uma segunda pista de pouso. "Teremos, de fato, um novo aeroporto com capacidade para 50 milhões de pessoas", completa Cleonilson Nicácio. Quanto ao aeroporto de Congonhas, a única obra acertada é o reaproveitamento da antiga área da Vasp para estacionamento e hangares das empresas. Um estudo preliminar já está sendo feito. A desapropriação de espaços próximos ao aeroporto está a cargo da prefeitura. Outro projeto também em andamento pela Infraero é a interligação dos três aeroportos paulistas (Congonhas-Campinas-Guarulhos) por linha ferroviária.







◄ Share this news!

Bookmark and Share

Advertisement







The Manhattan Reporter

Recently Added

Recently Commented