|

Alenia Aeronáutica conclui com êxito a primeira campanha de ensaios do UAV Sky-Y


A empresa italiana Alenia Aeronáutica acaba de completar a primeira série de testes do seu veículo aéreo não tripulado (UAV, do inglês) demonstrador de tecnologia Sky-Y. Com esta campanha o programa de testes do Sky-Y já acumulou três fases de ensaios, sendo que as duas primeiras foram realizadas na Suécia e esta última na Itália.

Graças à autorização de vôo concedida pela ENAC - Ente Nazionale per l'Aviazione Civile (Agência Nacional de Aviação Civil), o Sky-Y realizou esse terceiro ciclo de testes em uma área especialmente delimitada na região de Apúlia (em italiano Puglia), sudeste da Itália.

Esta terceira fase de testes do Sky-Y, o único UAV de fabricação européia construído especificamente para realizar ensaios de voo e desenvolver tecnologia e o único equipado exclusivamente com sensores e sistemas produzidos na própria Europa, teve lugar em março do corrente ano, e permitiu a realização de experimentos de algumas funções automáticas de sistemas de missão de vigilância de superfície, elementos-chave para avaliar plenamente as capacidades operacionais das máquinas de produção, que no futuro utilizarão para esse tipo de missão.

Em especial, os ensaios desta campanha deram continuidade à realização dos testes da suíte de sensores eletro-ópticos EOST-45 da Selex Galileo, cujo inicio deu-se na Suécia no Outono de 2008, bem como os de transmissão de dados em tempo real, via satélite.

As comunicações via satélite feitas pela empresa Telespazio, uma subsidiária da Finmeccanica/Tales, têm sido usadas no programa do Sky-Y para testar, em tempo real, transmissão de dados e imagens conjuntamente com a Agência de Defesa Civil da Itália, durante as missões que simularam vigilância, segurança contra incêndios, detecção e vigilância do tráfego de embarcações e de sinalização de possíveis naufragos.

Os testes recentemente concluídos na Itália tiveram também como objetivo comprovar as funcionalidades avançadas de gerenciamento do EOST-45, por meio de um computador de bordo para missão (OBMC-Mission On Board Computer) que funciona com um software desenvolvido pela Alenia Aeronáutica. Entre essas funcionalidades encontram-se o rastreio automático de alvos, varredura automática de áreas pré-definidas, definição de coordenadas geográficas de alvos detectados em terra e no mar.

A Alenia Aeronáutica já completou 48 voos de testes com UAVs de sua concepção demonstradores de tecnologia, dos quais 29 foram realizados pelo Sky-X e 19 pelo Sky-Y.




◄ Share this news!

Bookmark and Share

Advertisement







The Manhattan Reporter

Recently Added

Recently Commented