|

Brasil - O Dia de Aviação de Caça – 2009


Nelson Düring


Quem estava no Rio de Janeiro na tarde e na noite do dia 21 de abril, não acreditaria que as solenidades do Dia de Aviação de Caça, programadas para o dia seguinte, na Base Aérea de Santa Cruz (BASC) aconteceriam. Uma chuva torrencial inundou muitos pontos da Cidade do Rio de janeiro. Porém, a manhã do dia 22 de abril surgiria radiante e sem dúvida emolduraria as festividades.

As atividades iniciaram dia 17 (sexta-feira), quando foi encenada a “Ópera do Danilo” no Hangar do Zeppelin. A história da Ópera do Danilo, de autoria do Tenente Aviador Luis Felipe Perdigão, conta a heróica fuga do Tenente Danilo Marques Moura em fevereiro de 1945 depois de ter sido abatido sobre território inimigo.Como manda a tradição, oficiais da FAB também fizeram parte do elenco.

Na quarta-feira, 22 de abril, a FAB celebrou o Dia da Aviação de Caça. Representantes das 9 unidades de caça da FAB compareceram lideradas por seus comandantes.

A cerimônia militar contou com as presenças do Ministro da Defesa, Nelson Jobim, e do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito e de todo o Alto-Comando da FAB. O evento foi encerrado com uma demonstração operacional dos aviões A1, A29 e F5M.

As aeronaves empregadas, todas de construção nacional ou recentemente modernizadas no país demonstraram uma excelente performance.

E para demonstrar que os caçadores têm um brilho especial, chuvas torrenciais voltaram a atingir a Cidade do Rio de Janeiro no dia 23, após as festividades.

Uma nota especial foi a participação do Clube de Veículos Militares Antigos do Rio de Janeiro (CVMARJ) que disponibilizou viaturas da época para o desfile dos veteranos.

TC Lorenzo (1º GAv) e Cel Av Caputo (BASC) colocam flores no memorial aos veteranos da FAB junto com um representante do Senta a Pua
Comandantes da unidades de caça junto ao P-47 no Memorial aos Veteranos
Pilotos das mais diferentes unidades de caça confraternizam
Ministro da Defesa Nelson Jobim. o Alto-Comando da FAB e Comandantes de unidades de caça
Caçadores da reserva e da ativa desfilam liderados pelo Brigadeiro Saito
Membros da BASC desfilam com sobrevoo de unidades de Mirage 2000, F-5M e A-1
Mirage 2000 - F-5M e A-1
A entrada da Praça Tarquínia guardada por membroa da PA
O Almirante Nelson Garrone Palma Velloso, Comando da Força Aeronaval e o Capitão-de-Fragata Alexandre Cursino de Oliveira, comandante do 1º Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque representaram a Marinha.
O P-47 no centro da cidade cenográfica dentro do Hangardo Zeppelin
Membros de unidades de caça posam para Defesa@Net
Membros da ativa e reserva confraternizam. No centro o Brig Baptista, ex-comandante da Aeronáutica
As unidades colocavam mensagens à frente das tendas
O Alto-Comando da FAB.
Festividades dentro do Hangardo Zeppelin
P-47 Thunderbolt nas cores do Senta a Pua
Foram empregados aviões A-29 Super Tucano, F-5M e A-1 nas demonstrações
Público assiste à demonstração do emprego do armamento: canhão de 30 mm do A1 e bombas







◄ Share this news!

Bookmark and Share

Advertisement







The Manhattan Reporter

Recently Added

Recently Commented