Rússia testará mais um míssil balístico Topol em abril

Os russos informaram nesta segunda-feira (30) que irão realizar no dia 10 de abril mais um teste de disparo do míssil balístico Topol a partir do site de lançamento de Plesetsk, norte da Rússia.
Este é o terceiro ensaio do Topol nos últimos dois anos. Em outubro de 2007, foi realizado o primeiro lançamento, e teve como alvo uma localidade remota de Kamchatka. O segundo disparo de ensaio aconteceu em outubro de 2008.
“O objetivo desse próximo lançamento é confirmar a confiabilidade das características técnicas do míssil” disse um funcionário do SMF (Strategic Missile Forces –Força de Mísseis Estratégicos). O RS-12M Topol (SS-25 Sickle) é um míssil balístico intercontinental (ICBM), transportável através de um sistema móvel sobre rodas, cujas dimensões assemelham-se com as do Minuteman estadunidense. O míssil tem um alcance de mais de 10.000 km com margem de erro de 900 metros com relação ao ponto de impacto previsto. O Topol transporta uma única ogiva, cuja potência de destruição nuclear pode chegar a 550 kilotons (550 mil toneladas de dinamite).
Os russos pretendem substituir todos os SS-25 a partir da próxima década por uma versão também móvel denominada Topol-M (SS-27 Stalin) que já está entrando em serviço.
A adoção de sistemas móveis de transporte de mísseis nucleares faz parte da estratégia russa de modificar periodicamente a posição desses vetores estratégicos em seu território.
Segundo especialistas no assunto, o SMF da Rússia possui atualmente um total de 541 ICBM, incluindo-se 306 Topol e 59 Topol-M.






