|

Brasil - EIA-Rima de Viracopos é tema de audiência pública



O Estudo e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA-Rima) das obras da primeira fase da ampliação do Aeroporto Internacional de Campinas/Viracopos (SP) serão debatidos nesta quarta-feira (27/05), às 17h, em audiência pública na cidade paulista de Indaiatuba. A sessão foi convocada pelo Conselho Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (Consema) e faz parte do processo de obtenção das licenças prévias e de operação das principais obras previstas para Viracopos nos próximos anos.

O EIA-Rima, composto por textos e mapas, identificou 37 impactos para a ampliação do aeródromo campineiro, dos quais 35 deles (95%) poderão ser aliviados, compensados ou potencializados por meio de medidas de controle ou programas ambientais, conforme o estudo. Os impactos estão relacionados aos meios socioeconômicos, físico e biótico. O estudo também apresenta propostas de controle ou programas de meio ambiente para cada um desses itens. O valor a ser destinado com compensações é de cerca de R$ 32,4 milhões, o que representa 0,5% dos investimentos estimados para a ampliação e a operação do aeroporto até 2015, quando deverá ser concluída a primeira fase do projeto.

O pedido para o licenciamento ambiental do aeroporto inclui as obras de construção da segunda pista de pousos e decolagens e do novo módulo do terminal central de passageiros, além de área de teste de motores e inspeção de aeronaves; pátio de aeronaves; edifício para garagem e estacionamento; ampliação do sistema de terminais de cargas; implantação de um centro de manutenção; serviço de salvamento e combate a incêndio; vias de acesso internas e lotes para parque de abastecimento de aeronaves; sistema de companhias aéreas; sistema industrial de apoio; estação de tratamento de resíduos; estações ferroviárias e para o aeroporto industrial.

O Relatório de Impacto Ambiental estará exposto até amanhã para consulta geral do público no Balcão de Informações de Viracopos, 24 horas.

Passageiros
Viracopos ultrapassou a marca mensal de 250 mil passageiros em abril. Foram registrados 250.400 embarques e desembarques no último mês, melhor movimento desde a inauguração do aeroporto na década de 60. A movimentação representou 148% de aumento comparado ao mesmo mês no ano anterior, quando a movimentação foi de 101 mil passageiros. Para fazer frente à nova demanda, a Infraero incrementa o mix comercial do aeroporto e também realizou melhorias nas áreas de check in, estacionamento e canais de inspeção. Novas melhorias também serão realizadas nos pátios de aeronaves e esteiras de bagagem.

Assessoria de Imprensa Infraero
imprensa@infraero.gov.br





◄ Share this news!

Bookmark and Share

Advertisement







The Manhattan Reporter

Recently Added

Recently Commented