|

Conheça um pouco sobre o 737 AEW&C


b737-aew

Em 1997 a Austrália procurava uma aeronave que pudesse servir de base para o seu projeto AIR 5077, um sistema de vigilância aérea e marítimas com capacidades multiplas. Renomeado “projeto Wedgetail”, a concorrência definiu três finalistas (short list) e o escolhido foi uma variante do Boeing 737-700 equipado com um radar MESA.

O Ministério da Defesa australiano selecionou o projeto 737 AEW&C em Julho de 1999 e o contrato foi assinado em dezembro do ano seguinte. Além das quatro aeronaves originalmente contratadas, existia a opção por outras três. Em maio de 2004 a Austrália decidiu por mais duas aeronaves, totalizando seis exemplares.

O elemento principal do programa “Wedgetail” é o seu radar MESA (multi-role electronically scanned array radar), desenvolvido pela Northrop Grumman Electronic Sensors and Systems Division. O princípio de funcionamento dele é semelhante ao dos radares AESA dos caças mais modernos, sendo capaz de realizar vigilância aérea e marítima. O equipamento fornece uma cobertura de 360° no entorno da aeronave até uma distância de 200 milhas náuticas (300 milhas no caso do IFF) em qualquer condição meteorológica. O sistema pode monitorar simultaneamente 3.000 alvos.

b737-aew-corte

O projeto caminhava lentamente porém, dentro do cronograma inicialmente estabelecido. No entanto, no começo de 2006 apareceram os primeiros problemas. A integração entre o radar e o sistema ESM (Electronic Support Measure) começou a apresentar problemas. Os problemas assumiram uma espiral crescente, tornando-se público. Em Junho de 2006 o ministro da defesa australiano declarou oficialmente que o projeto estava atrasado e a Boeing informou que o programa demoraria mais 18 meses para estar completo.

Uma nova data para a entrega das primeiras aeronaves à RAAF foi marcada, passando de Novembro de 2006 para março de 2009. Março passou, os problemas de integração continuaram, e agora a RAAF espera receber os 737 AEW&C somente em 2010, sendo totalmente operacional a partir de 2011.

737aewc-cabina

Ainda durante o desenvolvimento do programa australiano, a Turquia interessou-se pelo projeto. Em maio de 2002 o governo daquele país assinou um contrato com a Boeing para o fornecimento de quatro 737 AEW&C, denominados “Peace Eagle”, com opção para outras duas. A aprovação oficial do governo dos EUA veio em setembro de 2003. Das quatro aeronaves, três terão seus sistemas integrados pela Tusas Aerospace Industries (TAI) de Ancara. A entrega das mesmas para a Força Aérea turca é esperada para 2010.

Em agosto de 2006, a aeronave da Boeing foi novamente selecionada como plataformas AEW&C para o programa E-X da Coreia do Sul. O contrato foi assinado em novembro de 2006. São quatro aeronaves a serem entregues em 2012.

Tanto as aeronaves turcas como as aeronaves sul-coreanas terão sistemas um pouco diferenciados do projeto original, encomendado pelos australianos. Assim, serão atendidos os requisitos específicos de cada país, permitindo a integração de componentes fabricados localmente.

b737_aewc_wedgetail

FOTOS: Boeing, DID





◄ Share this news!

Bookmark and Share

Advertisement







The Manhattan Reporter

Recently Added

Recently Commented