|

Pentágono quer investir em base aérea na Colômbia


O Departamento de Defesa dos Estados Unidos está propondo ao governo colombiano um programa de US$ 46 milhões para melhoria de uma base aérea situada em Palanquero, Colômbia, cuja finalidade seria substituir a Base Aérea de Manta, localizada próxima ao Oceano Pácifico, Equador, nas operações aéreas contra o narcotráfico.

Em julho de 2008, o governo do Equador notificou os Estados Unidos que não irá renovar o acordo firmado em 1999, que prevê o uso da Base Aérea de Manta em operações anti-narcotráfico pelos militares estadunidenses por um período de 10 anos. O acordo expira em 12 de novembro deste ano.

Além de negociar com o governo colombiano, a proposta do Pentágono terá que ser aprovada pelo Congresso estadunidense e faz parte do programa de Posicionamento de Defesa Global, estratégia do país para posicionar efetivos militares e bases operacionais no estrangeiro.

A Base Aérea Germán Olan, em Palanquero, situada nas cercanias de Puerto Salgar, a 180 km de Bogotá, concentra boa parte da aviação de combate colombiana. A Base abriga atualmente o Comando Aéreo de Combate nº 1 da Força Aérea Colombiana. Lá estão reunidos o Grupo Aéreo nº 21, formado pelos esquadrões 212 (opera 12 Mirage 5), 213 (opera 13 caças Kfir C7) e 215 (opera treinadores T-37C), 214 ( opera aviões Gun Ship Douglas AC-47T), um esquadrão de transporte e outro de helicópteros para operações COIN.





◄ Share this news!

Bookmark and Share

Advertisement







The Manhattan Reporter

Recently Added

Recently Commented