|

Air France 447 - Agência Europeia de Segurança da Aviação emitiu aviso sobre falha em equipamento

Click here for more news / Clique aqui para mais notícias

RIO - A Agência Europeia de Segurança da Aviação (Easa) emitiu, em 16 de janeiro, um alerta para os pilotos dos aviões Airbus A330 e A340, sobre ocorrências anormais no equipamento Ecam (Electronic Centralised Aircraft Monitor) desses modelos de aeronave, o que levaria a um "comportamento anormal" que provocaria, por exemplo, repentinos mergulhos em pleno voo, revela reportagem publicada no "New York Times". O problema foi detectado em um voo da companhia australiana Qantas em outubro passado e teria sido precedido do desligamento do piloto automático do A 330 - que também foi desconectado no voo 447 da Air France que caiu no Oceano Atlântico após decolar do Rio, na noite de domingo . Mensagens enviadas automaticamente pelo avião mostram que o desligamento do piloto automático foi seguido de uma série de falhas na parte elétrica do Airbus, que culminaram, quatro minutos depois do início da pane, no desaparecimento da aeronave.

Air France divulga lista com nomes de 53 brasileiros

O alerta sobre as ocorrências de problemas nos dois modelos de Airbus foi dado três meses depois de um incidente envolvendo um Airbus da Qantas, que deixou dezenas de pessoas feridas. O sistema de controle eletrônico de voo do Airbus, que ia de Cingapura para Perth, na Austrália, forneceu "informações randômicas e erradas" aos pilotos, incluindo leituras de queda de altitude e avisos de que o avião estava estolando (perdendo velocidade e sustentação). A aeronave mergulhou de forma abrupta.

Tom Swift, ex-cientista-chefe de fraturas mecânica e metalúrgica da Agência Federal de Aviação dos EUA (FAA), disse ao "NYT" que raios muito severos poderiam causar o mau funcionamento do sistema de controle eletrônico do A-330. Segundo o especialista, se os raios, turbulências ou algum outro problema afetassem esse sistema, os pilotos podem ter tido dificuldade para voar ou a aeronave pode ter iniciado manobras não comandadas pelos pilotos.

No acidente da Air France, teriam se passado apenas quatro minutos entre o início da pane e a queda. Este teria sido o tempo decorrido entre os primeiros sinais de problemas elétricos no avião da Air France que seguia do Rio para Paris, no último domingo, e o desaparecimento da aeronave no Oceano Atlântico. O Airbus A330 teria enviado pelo menos seis mensagens automáticas, entre 23h10m e 23h14m (horários de Brasília), aos computadores da Air France, em tempo real, informando uma sequência de falhas elétricas e de equipamentos fundamentais ao voo.





◄ Share this news!

Bookmark and Share

Advertisement







The Manhattan Reporter

Recently Added

Recently Commented