|

Air France 447 - Sensores externos do Airbus congelaram, diz revista francesa

Click here for more news / Clique aqui para mais notícias

IGOR GIELOW
da Folha de S.Paulo, em Brasília

A revista francesa "Le Point" publicou ontem em seu site na internet a informação de que entre as mensagens automáticas recebidas do voo 447 pela Air France haveria a indicação de que sensores externos do Airbus enfrentaram congelamento severo.

Não houve confirmação ou negativa imediata à notícia. Ela tem implicação grande na composição do quadro de especulações sobre o conjunto de fatores que derrubou o avião.

Leia a cobertura completa sobre o voo AF 447
Veja nomes de passageiros que estavam no avião da Air France
Veja onde conseguir informações sobre o voo

Se congelaram, os sensores podem passar a informar dados errados ao computador de navegação, como altitude e inclinação do nariz. Como ocorreu em dois casos na Austrália no ano passado, esses dados errados podem confundir o computador que controla a estabilidade do avião, desligando o piloto automático e fazendo manobras forçadas por entender que o avião está num movimento incorreto.

A investigação e a própria Airbus afirmam que pilotos de aviões A330 e A340 precisam desligar um dos sistemas de dados de navegação, o ADR-1, quando houver problemas indicados no painel de controle com outro instrumento, o IR (um dos indicadores de altitude). Mas não há previsão do que fazer caso os sensores externos alimentem os computadores incorretamente.

Como a partir das 23h10 o piloto automático foi desligado e uma série de falhas elétricas foi reportada pelo sistema de mensagens automáticas, o fato deverá chamar a atenção dos investigadores --no caso de a "Le Point" estar correta.

Outro problema que poderia ocorrer seria um curto-circuito devido ao sistema de aquecimento automático dos sensores. Se o curto poderia afetar o avião como um todo, é algo para a investigação apurar.

A Air France disse ter recebido dezenas de mensagens automáticas pelo sistema Acars (via satélite), mas não as revela integralmente. Falou apenas genericamente em falha elétrica e despressurização.





◄ Share this news!

Bookmark and Share

Advertisement







The Manhattan Reporter

Recently Added

Recently Commented