Air France 447 - FAB avista novos destroços do avião da Air France a 100 km do local da queda
Click here for more news / Clique aqui para mais notícias
da Folha Online
A FAB (Força Aérea Brasileira) informou nesta segunda-feira que foram avistados novos destroços do avião da Air France, que caiu no último dia 31 no Atlântico com 228 pessoas a bordo. As peças foram localizadas a cerca de 100 km do provável local onde o avião caiu, porém, nenhuma parte da aeronave foi resgatada hoje.
Leia a cobertura completa sobre o voo AF 447
Veja nomes de ocupantes do voo 447
De acordo com a Aeronáutica e a Marinha, os primeiros destroços do avião foram avistados a cerca de 850 km de Fernando de Noronha. Já nesta segunda-feira, os destroços foram localizados a 950 km de distância do arquipélago.
Nesta segunda-feira, entretanto, nenhum corpo das vítimas da tragédia foi avistado ou resgatado. Segundo o último balanço da FAB, até este domingo (14), 49 corpos foram resgatados.
Eraldo Peres/AP |
Centenas de destroços do Airbus que caiu no Atlântico chegam a Recife; maior fragmento recolhido até agora está entre eles |
A Aeronáutica informou hoje que as buscas devem continuar "por tempo indeterminado". Na semana passada, os militares informaram que, nesta sexta-feira (19), deverão definir até quando os trabalhos de resgate devem continuar.
Buscas
Nesta terça-feira, a Aeronáutica completa 1.000 horas de voo em busca pelas vítimas do voo 447 da Air France. O número é mais que o dobro das operações de resgate às vítimas das enchentes de Santa Catarina, em 2008, quando 135 pessoas morreram.
Na ocasião, as aeronaves da FAB realizaram cerca de 460 horas de voo buscando os sobreviventes e os corpos das vítimas da tragédia.
De acordo com a Marinha, a fragata Bosísio está a caminho de Fernando de Noronha com os seis corpos encontrados pela Marinha Francesa. Os corpos devem chegar ao arquipélago amanhã, de onde partirão para Recife --para os trabalhos de identificação.
Polêmica
O governo francês negou nesta segunda-feira que assumirá as indenizações aos familiares das vítimas do voo 447 da Air France, como havia dito anteriormente o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na Suíça. De acordo com um porta-voz do Ministério dos Transportes francês, que não foi identificado, as indenizações ficarão por conta da própria companhia aérea responsável pelo voo, que ia do Rio a Paris.
Lula afirmou ter ouvido a promessa do presidente francês, Nicolas Sarkozy, em almoço privado que os dois dirigentes tiveram nesta segunda. A Presidência da República ainda não se pronunciou sobre a declaração do ministério. A Air France também não se manifestou sobre o assunto.