|

Fim das operações de combate da RAF nos céus do Iraque

Click here for more news / Clique aqui para mais notícias

Os últimos Tornado GR4 e VC-10 voltaram para o Reino Unido, marcando o fim de 18 anos de operações de combate da RAF no Golfo Pérsico.

Os Tornados do Esquadrão XIII voltaram para a base de RAF Marham, em Norfolk e os VC-10 do Esquadrão 101 para a base de RAF Brize Norton na cidade de Oxfordshire.

No início desta semana militares dos esquadrões e outros membros do 901 Expeditionary Air Wing (EAW) e 83 Expeditionary Air Group (EAG), participantes da Operação TELIC, marcaram o fim das operações aéreas do Reino Único no Oriente Médio durante uma cerimônia ao pôr-do-sol.

Como uma forma de respeito, Martin Balshaw, comandante do destacamento de C-130 Hercules do 901 EAW, leu os nomes dos 35 membros da Royal Air Force que deram as suas vidas servindo ao seu país durante as operações contra o Iraque desde 1990.

Após dois minutos de silêncio um Tornado GR4 voou sobre a cerimônia, marcando o seu fim.

Esquadrões da RAF estão baseados na região do Golfo Pérsico desde agosto de 1990, quando o Iraque invadiu o Kuwait. Nesta ocasião foram enviados 50 Tornados e 12 Jaguares.

Após a primeira Guerra do Golfo, eles patrulharam as zonas de exclusão aérea sobre o Iraque e monitoraram as atividades no solo. Durante o segundo conflito no Iraque, os esquadrões apoiaram as tropas e bombardearam instalações inimigas.

“O dia 31 de maio de 2009 será lembrado como um grande dia na história da Royal Air Force, quando chegaram ao fim às operações do Tornado no Iraque”, disse o Capitão Colin Basnett, Comandante da Força de Tornados e da base de Marham.

O Esquadrão 101 e seus aviões-tanque VC-10 também foram destacados para o Golfo, em 1990, em apoio aos aviões de combate da RAF.

"Os últimos 18 anos têm demonstrado a incrível capacidade e versatilidade do VC-10. Circunstâncias naturalmente mudam; estamos prontos para oferecer os nossos serviços por todo o mundo e ir para onde quer que eles sejam necessários. Estamos ansiosos com o futuro e com a esperança de continuar a contribuir ao ilustre e invejável Esquadrão 101”, disse o Comandante Steve Lushington.

Os Tornados GR4 realizaram missões de apoio aéreo aproximado, reconhecimento, ataque coordenado com as tropas no solo, entre outras. Uma típica missão no Iraque tinha duração de oito horas, e até seis horas de vôo na estação aguardando as ordens para um ataque e sempre apoiados pelos VC-10 do Esquadrão 101.

"É uma grande honra estar no comando do último esquadrão de Tornado no teatro de operações do Iraque e ainda mais por participar da última missão na região”, disse Gerry Mayhew, Comandante do Esquadrão XIII.

A Força de Tornados já está preparada para assumir a responsabilidade pelo poder aéreo no Afeganistão, substituindo a força de aeronaves Harrier no próximo verão.

Embora o retorno dos Tornados do Oriente Médio marque o fim das operações de combate da RAF sobre o Iraque, há ainda algum apoio logístico e elementos que se mantêm na área de operações até que todas as tropas britânicas voltem para casa.

Fonte: UK Ministry of Defence





◄ Share this news!

Bookmark and Share

Advertisement







The Manhattan Reporter

Recently Added

Recently Commented