|

IATA - Tráfego internacional de passageiros cai 9,3% em Maio

Click here for more news / Clique aqui para mais notícias


O tráfego internacional de passageiros em Maio caiu 9,3% face a mês homólogo em 2008, superando uma vez mais a redução da capacidade, que se situou em 5%, e provocando mais um mês de queda da taxa média de ocupação dos voos, em 3,3 pontos, para 71,2%, informou a IATA, hoje, quinta-feira.

“Perdemos muitos anos de crescimento e os yields estão sob forte pressão. As companhias aéreas estão em modo de sobrevivência. Cortar custos e conservar dinheiro em caixa são prioridades”, afirmou, citado em comunicado, o director-geral e CEO da IATA, Giovanni Bisignani.

Durante Maio, só a região do Médio Oriente apresentou um comportamento positivo, com um crescimento do tráfego em 9,5% face a Maio de 2008, mas mesmo assim com queda da taxa de ocupação, porque esse aumento ficou aquém do incremento da capacidade, em 14,5%.

A região Ásia/Pacífico registou a maior queda no tráfego internacional, com -14,3%, seguindo-se a América do Norte, com -10,9%, a Europa, com -9,4%, a América Latina, com -9,2%, e África com -6%.

Em todas estas regiões as quedas de tráfego superaram as reduções de capacidade, que foram de 9,3% na Ásia Pacífico, 6,6% na América do Norte, 6,5% na Europa, e 4,8% em África.

A América Latina apresenta uma situação ainda mais agravada, uma vez que a queda do tráfego ocorreu face a um aumento de capacidade em 0,2%.

Nos primeiros cinco meses do ano, o tráfego internacional apresenta uma queda de 7,7% face a uma redução da capacidade em 3,9%, levando a uma queda da taxa de ocupação para 72,1%.

A região da Ásia Pacífica mantém-se o mercado com a maior queda do tráfego, com -11,5% face a uma redução da capacidade em 7,5%, seguido da América do Norte, com uma queda de 9,4% perante uma redução da capacidade em 5,2%.

Depois vem África, com uma queda do tráfego em 8,8% e uma redução da capacidade em 6,4%, e a Europa, com uma redução do tráfego em 7,8% face a um corte da capacidade de 4,8%.

A América Latina regista uma queda no tráfego em 2,6%, apesar de um aumento da capacidade em 1,3%.

O Médio Oriente mantém-se o único mercado a apresentar crescimento do tráfego, em 6%, mas ainda assim aquém dos 11,8% de aumento de capacidade.






◄ Share this news!

Bookmark and Share

Advertisement







The Manhattan Reporter

Recently Added

Recently Commented