|

Iraque - Royal Air Force encerra 18 anos de operações de combate nos céus do Iraque

Click here for more news / Clique aqui para mais notícias

Retornaram à Grã-Bretanha na quarta-feira (03) os últimos aviões de combate Tornado e os reabastecedores VC-10 que estavam em serviço no Golfo Pérsico, encerrando, assim, um período de 18 anos de operações da RAF naquela região.

Os Tornados do Esquadrão XIII se dirigiram para a base da RAF de Marham, localizada em Norfolk, leste da Grã-Bretanha, enquanto os VC-10 do Esquadrão 101 pousaram na base de Brize Norton, em Oxfordshire, no sudeste do país.

Juntamente com os dois esquadrões remanescentes, membros do 901 Expeditionary Air Wing (EAW) e 83 Expeditionary Air Group (EAG), participantes da Operação TELIC, marcaram o fim das operações aéreas da Grã-Bretanha no Oriente Médio durante uma cerimônia ocorrida no dia 31 de maio na base onde as unidades se encontravam.

A RAF deslocou alguns esquadrões para o Golfo Pérsico a partir da invasão do Kuwait pelo Iraque em agosto de 1990. Desde então, essas unidades iniciaram missões de patrulhamento das zonas de exclusão aérea, bem como missões de apoio às tropas. Durante a segunda Guerra do Golfo, que resultou na queda do governo de Saddam Hussein, os Tornados do esquadrão XIII realizaram, entre outras operações, ataques a instalações inimigas.





◄ Share this news!

Bookmark and Share

Advertisement







The Manhattan Reporter

Recently Added

Recently Commented