Northrop Grumman recebe mais verbas para o desenvolvimento dos Global Hawk Block 30 e 40
Click here for more news / Clique aqui para mais notícias
Foi concedido à Northrop Grumman nesta terça-feira (30) um reforço financeiro de US$ 75 milhões para o início da construção de dois exemplares do avião de reconhecimento não tripulado RQ-4 Global Hawk Block 40 e de quatro da variante Block 30 para a Força Aérea dos Estados Unidos (USAF).
Os Global Hawk Block 30 serão equipados com sistemas de captação e análise de sinais eletromagnéticos e de imagens, enquanto os Block 40 serão dotados do novo radar Northrop Grumman/Raytheon MP-RTIP (Multi-Platform Radar Technology Insertion Programme) de varredura eletrônica.
O Block 40 será um sistema aéreo capaz de realizar vigilância sobre uma vasta área de superfície, detectando objetivos invisíveis aos sensores atualmente utilizados, tais como pequenos mísseis de cruzeiro stealth.
A Northrop Grumman apresentou no dia 25 de junho, na sede da empresa em Palmdale, estado da Califórnia, o primeiro exemplar dos 15 Global Hawk Block 40 já encomendados pela USAF. Essa primeira aeronave está programada para iniciar voos de ensaio no corrente mês e ser utilizada posteriormente em um programa de avaliação operacional do radar MP-RTIP.
O inicio da utilização operacional do Block 40 está marcado para 2010, a partir da Base Aérea de Grand Forks, localizada em Dakota do Norte, EUA.