Harriers da Joint Force Harrier retornam para casa
Click here for more news / Clique aqui para mais notícias
Após um período de cinco anos envolvido em operações de apoio às tropas aliadas no Afeganistão, chegou ontem (01) na Grã-Bretanha a Joint Force Harrier (Força Conjunta Harrier), unidade integrada por jatos de combate de decolagem vertical BAE Harrier pertencentes à RAF (Royal Air Force) e Royal Navy.
O esquadrão pousou na Base Aérea da RAF de Cottesmore, Rutland, região central da Grã-Bretanha, e seus membros foram recepcionados pelo ministro de Estado para as Forças Armadas, Bill Rammell, altos oficiais da RAF e da Royal Navy, amigos e familiares.
A Joint Force Harrier foi deslocada para Kandahar, no Afeganistão, em maio de 2004, em apoio a forças da OTAN lideradas pela Força Internacional de Assistência à Segurança (ISAF). Desde então, o Harriers da força conjunta voaram cerca de 22.000 horas, efetuando mais de 2000 missões e 8.500 surtidas, principalmente em apoio às tropas terrestres no sul da província de Helmand. Durante as missões, os jatos utilizaram diversos tipos de foguetes e bombas guiadas em ataques cirúrgicos contra forças talebãs.
Em substituição à Joint Force Harrier, foram enviados para o Afeganistão caças Tornado GR4 pertencentes ao Esquadrão de Bombardeiros 12, baseado em Lossiemouth, Morayshire, na Escócia.