|

Infraero e Governo da Bahia firmam parceria para o novo aeroporto de Ilhéus

Click here for more news / Clique aqui para mais notícias


O Governador da Bahia, Jaques Wagner, e o presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza, conversaram no final da tarde desta segunda-feira (28/09), na sede da Empresa, sobre o novo aeroporto de Ilhéus. A intenção do Governador é que as obras do porto, da ferrovia e do aeroporto estejam caminhando para uma futura integração dos modais. “Será um aeroporto estratégico”, disse Jaques Wagner, na presença da Secretária de Estado da Casa Civil, Eva Maria Cella Dal Chiavon.

A Infraero e o governo da Bahia firmaram, em agosto, Acordo de Cooperação para a construção do novo aeroporto. Murilo reafirmou o compromisso com o novo Aeroporto de Ilhéus e explicou os atuais trâmites. Está sendo finalizado o estudo preliminar do Plano Diretor do aeroporto e, até meados de outubro, a Infraero vai apresentar requerimento ao Instituto do Meio Ambiente (IMA), órgão ambiental da Bahia, visando a Licença Prévia ambiental (LP) do novo aeroporto.

Projetos - O cronograma de trabalho prevê ações que começaram em agosto e deverão se estender até julho de 2012, quando deverão ser concluídos os projetos de arquitetura e engenharia da primeira fase do novo aeroporto. Esses projetos, segundo o Acordo, estão sob a responsabilidade da Infraero, que ainda se encarregará da análise de viabilidade técnica, econômica e ambiental, além da elaboração do Plano Diretor do aeroporto.

O Governo do Estado da Bahia se comprometeu com a disponibilização da área para instalação do aeroporto e com a elaboração de estudos, planos e projetos de engenharia referentes à infraestrutura viária e básica, como saneamento, drenagem e telecomunicações.

O sítio do novo aeroporto foi selecionado pelo então Instituto de Aviação Civil (IAC), em 2005. Ele está situado dentro da Área de Proteção Ambiental da Lagoa Encantada. Só o processo de licenciamento ambiental tem previsão de durar quase dois anos, mas este prazo poderá ser encurtado. A elaboração do Estudo de Impacto Ambiental será contratado após o recebimento do Termo de Referência, a ser emitido pelo IMA.

Obras - Após a conclusão de todos os processos que antecedem à licitação das obras do novo aeroporto, a Infraero assumirá a responsabilidade pela construção do aeroporto. Ao governo baiano caberá a implantação de infraestrutura básica até os limites do sítio aeroportuário, construção e manutenção de acessos terrestres, principalmente as rodovias de ligação à Ilhéus, Itabuna e Itacaré, cidades próximas que compõem o pólo de turismo na região.

O Acordo de Cooperação tem validade de três anos e prevê o desembolso de R$ 6,5 milhões por parte da Infraero e de R$ 7,2 milhões pelo Governo da Bahia, apenas para a formatação do projeto e estudos preliminares. O custo da obra, as dimensões e os prazos para conclusão do novo aeroporto só poderão ser definidos após a conclusão desta etapa.

O novo aeroporto tornou-se necessário devido à limitação de comprimento da pista de pouso do atual aeroporto e das condições de urbanização em torno dele, que levaram a restrições operacionais para a aviação comercial, ambos fatores incompatíveis com as projeções de demandas por transporte aéreo para a região.

A elaboração dos projetos de engenharia do novo aeroporto consta no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Após a conclusão do novo aeroporto, que deverá ocorrer entre 2014 e 2016, as atuais instalações serão desativadas pela Infraero e a área do atual aeroporto será incorporada à cidade.


Assessoria Imprensa Infraero
imprensa@infraero.gov.br




◄ Share this news!

Bookmark and Share

Advertisement







The Manhattan Reporter

Recently Added

Recently Commented