|

Infraero realiza simulado de acidente aéreo no Aeroporto de Guarulhos

Click here for more news / Clique aqui para mais notícias


Na última sexta-feira (25/09), a Infraero realizou Exercício Simulado de Emergência Aeronáutica - EXEAC no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos - Governador André Franco Montoro com o objetivo de checar o Plano de Emergência do aeroporto, avaliar o estado de prontidão dos órgãos e empresas envolvidas e testar todos os recursos internos e externos disponibilizados para uma situação dessa natureza. Durante o exercício, foram formados 97 voluntários para o Corpo Voluntário de Emergência da Infraero e reciclados outros 24.

Carros de Bombeiros do aeródromo e soldados do Batalhão de Infantaria da Base Aérea chegaram ao local do exercício, o pátio 6, para realizar o atendimento ao fíctício acidente e fazer o isolamento da área . Na sequência, ocorreu a chegada dos 121 voluntários treinados para atendimentos de primeiros socorros às vítimas do acidente aéreo, acompanhados de médicos e ambulâncias. Helicópteros do CAVEX - Exército Brasileiro e das Polícias Militar e Civil fizerem as remoções aeromédicas para os hospitais de Guarulhos.

No histórico do acidente fictício, o comandante da aeronave com 73 passageiros e 12 tripulantes, informou à torre de controle a situação de emergência, após identificar a pane no motor 1 e fumaça no motor 2. A partir disso, a equipe do COE - Centro de Operações de Emergências da Infraero-Guarulhos iniciou uma série de acionamentos para agilizar todo o procedimento de salvamento e resgate das vítimas.

De acordo com João Carlos Bottairi, coordenador de Salvamento e Combate a Incêndio, da Gerência de Segurança, a realização do EXEAC é minuciosamente planejada, com base no Plano de Emergência do Aeroporto. “Nós definimos todos os detalhes que serão fundamentais para agilizar o salvamento às vítimas de um acidente aéreo e, isso, exige o envolvimento de muitos setores internos e externos à comunidade aeroportuária”. Ainda segundo Bottairi, o evento ocorreu sem interferir na operação do aeroporto e sua avaliação foi positiva.“O tempo/resposta para uma situação como a do exercício ficou dentro do esperado. Agora analisaremos todos os procedimentos praticados “ finalizou. Já para o gerente de Segurança da Infraero-Guarulhos, Miguel Trindade, o sucesso do simulado deve-se, principalmente, a parceria entre os elos quem compõem o Plano de Emergência do aeroporto. "A cooperação e a participação dos recursos internos e externos foram de extrema importância para o rápido atendimento e resgate das vítimas ”, declarou.

Assessoria Imprensa Infraero
imprensa@infraero.gov.br




◄ Share this news!

Bookmark and Share

Advertisement







The Manhattan Reporter

Recently Added

Recently Commented