|

Patrono da FAB é homenageado na Base Aérea dos Afonsos

Click here for more news / Clique aqui para mais notícias

Aposição de flores no busto de Eduardo GomesO Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, presidiu na última sexta-feira, dia 18 de setembro, a solenidade que comemorou os 113 anos de nascimento do Marechal-do-Ar Eduardo Gomes, Patrono da Força Aérea Brasileira. O evento teve a presença de autoridades da Marinha, Exército, Supremo Tribunal Militar e Forças Auxiliares. Foi no então Campo dos Afonsos, em maio de 1931, que o Marechal se tornou o primeiro comandante do Grupo Misto de Aviação.

Durante a solenidade, aeronaves C-130 e P-95, da FAB, fizeram sobrevoos. Um desfile militar contou com a presença do Colégio Newton Braga, entidade apoiada pelo Comando da Aeronáutica, e pelo Projeto Colibri, programa sócio-educativo implantado pela BAAF, além das unidades sediadas na Base Aérea dos Afonsos. Sobrevoaram o Lendário Campo dos Afonsos dois C-130 Hércules e dois P-95 Bandeirante Patrulha. Ainda, para compor um cenário de volta ao passado, uma aeronave K-263 "Curtiss Fledgling" e um veículo modelo Itamaraty Executivo compuseram o cenário do desfile da tropa, respectivamente a aeronave que deu início ao CAN e o veículo que atendeu ao então Ministro da Aeronáutica Eduardo Gomes em 1967.

O Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito passou em revista à tropa e, depois da execução do toque de Marechal-do-Ar, depositou flores no busto de Eduardo Gomes. O busto e a insígnia ficaram sob a guarda de cadetes da Academia da Força Aérea.Passagem aérea  de 02 (dois) C-130


O arcebispo militar do Brasil, dom Osvino José Both, relembrou a importância do Marechal-do-Ar Eduardo Gomes para a FAB. “Percebo que o espírito deste homem fundou e alimentou a Força Aérea, ele está presente no norte, no sul, no leste e no oeste. Devemos seguir firmes em nossas missões como este homem seguiu”, declarou o arcebispo militar.

O Major-Brigadeiro-do-Ar Wilson Freitas Valle, ex-comandante da BAAF, esteve presente à solenidade e relatou que teve algum contato com o Marechal Eduardo Gomes, no período em que o Marechal foi Ministro da Aeronáutica. “Tive a oportunidade de vê-lo algumas vezes, quando eu era major, e essa recordação sempre me emociona. É uma pessoa que se tornou exemplo”, afirmou.


Desfile Militar

Exposição - Instalada no Hangar do 1º GTT, a mostra "Um Herói Chamado Eduardo Gomes", exibe um acervo raro de documentos, imagens, uniformes, condecorações e objetos pessoais do homenageado. A partir da próxima terça-feira, a exposição estará aberta à visitação de estudantes. Os alunos convidados poderão conhecer instalações e aeronaves da BAAF, o Berço da Aviação Militar.

Fonte: III COMAR e BAAF






◄ Share this news!

Bookmark and Share

Advertisement







The Manhattan Reporter

Recently Added

Recently Commented