|

Comandante da Aeronáutica participa de Seminário Internacional de Segurança Operacional

Click here for more news / Clique aqui para mais notícias

O I Seminário Internacional de Segurança Operacional da Região Sul do Brasil, realizado no sábado, dia 14 de novembro, em Porto Alegre, foi aberto oficialmente pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito. No discurso, ele ressaltou que “a Segurança Operacional não diz respeito apenas aos órgãos responsáveis por sua gestão, mas a todas as pessoas ligadas à arte de voar”.

Segundo o Comandante, foi fundamental para a segurança de voo a substituição das investigações de acidentes aeronáuticos, destinadas a punir culpados, pela filosofia de usar os resultados das apurações para prevenir acidentes. “Aboliu-se [em 1971], de uma vez por todas, o termo ‘inquérito’ e o foco das ações voltou-se para a prevenção”. A partir daí, houve abertura para a participação de qualquer pessoa que tivesse interesse em tornar-se um elo do sistema de prevenção de acidentes aeronáuticos. “Orgulha-me lembrar que também pude dar minha parcela de contribuição ao sistema”, afirma o Brigadeiro Saito.

O evento, organizado pelo Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA V), contou ainda com a participação do Chefe do Centro de Investigação e Preveneção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), Brigadeiro-do-Ar Jorge Kersul Filho, que proferiu palestra sobre o Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER). O Chefe da Divisão de Investigação e Pesquisa de Acidentes Aeronáuticos (DIPAA) do CENIPA, e Chefe do SERIPA VI, Coronel Magalhães, apresentou o tema Gerenciamento do Risco.

Confira aqui o discurso do Ten-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito

Fonte: CENIPA








◄ Share this news!

Bookmark and Share

Advertisement







The Manhattan Reporter

Recently Added

Recently Commented