|

Começa na Bahia encontro sobre infraestrutura aeroportuária mundial

Click here for more news / Clique aqui para mais notícias


Teve início na manhã desta terça-feira (17/11) a XVIII Assembléia Regional Anual Mundial do Conselho Internacional de Aeroportos para a América Latina e Caribe (ACI-LAC), que este ano é patrocinada pela Infraero. Na abertura, em Costa do Sauípe (a 76 km do Aeroporto Internacional de Salvador), o presidente da Infraero Murilo Marques Barboza enfatizou a importância da cooperação internacional e a troca de informações entre gestores de aeroportos. ¿A ACI é um importante indutor do desenvolvimento da infraestrutura aeroportuária mundial. Temos que fomentar a parceria entre os aeroportos da América Latina e do Caribe, e destes com os demais da América do Norte, Europa, África e Ásia¿, disse Murilo.

A mesa da cerimônia também foi composta pelo presidente da ACI, James Cherry; presidente da ACI-LAC, Miguel Southwell; diretora geral da ACI, Angela Gittens; diretor da ACI-LAC, Eduardo Flores; secretário de Aviação Civil do Ministério da Defesa, Tenente Brigadeiro-do-Ar Jorge Godinho, diretor-geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea),Tenente Brigadeiro-do-Ar Ramon Borges Cardoso, e comandante do 2º Distrito Naval, Vice-Almirante Arnon Lima Barbosa.

O presidente da Infraero também lembrou que, para o futuro próximo, a Infraero tem dois grandes desafios: sediar a Copa do Mundo, em 2014, e as Olimpíadas, em 2016, na cidade do Rio de Janeiro, além dos Jogos Mundiais Militares de 2011. ¿Estes desafios não são apenas do Brasil, são da América Latina, são nossos¿, alertou.

O presidente da ACI-LAC, Miguel Southwell., destacou que os aeroportos são agentes econômicos porque dinamizam a economia dos países. ¿É muito importante que os aeroportos operem com segurança e eficiência, e é muito importante para o Brasil ser membro da ACI. Precisamos que nossos membros aprendam o máximo que puderem sobre operações eficientes e viáveis financeiramente¿, afirmou Southwell. Na opinião dele, a Bahia foi uma excelente escolha para sede da XVIII Assembléia pela hospitalidade e cortesia do seu povo.

Para Eduardo Flores, a participação da Infraero foi de fundamental importância para a realização e sucesso da XVIII Assembléia da ACI-LAC. O encontro que tem o objetivo de discutir assuntos operacionais referentes ao sistema aeroportuário, tais como segurança, meio ambiente e capacitação, além de questões administrativas e políticas. Os cerca de 300 participantes representam 200 aeroportos de 35 países, de regiões como Norte da América, América Latina e Caribe, Europa, África, Ásia e Pacífico.

Programação

Executivos e técnicos da Infraero participam até esta quarta-feira (18/11) dos debates: ¿ O estado de segurança aeroportuária e segurança operacional na região da América Latina e Caribe ¿ (com a participação da superintendente de segurança aeroportuária da Infraero Eliane Arnaldo); ¿ O papel da privatização no futuro dos aeroportos da região LAC ¿ (assessor da presidência Ricardo Jose Rodrigues); ¿ Desafios e oportunidades para a obtenção de renda não-aeronáutica ¿ (gerente de planejamento e acompanhamento de projetos Walter Americo Souza); ¿ Tendência de concessão comercial aeroportuária ¿ Aquisições do passageiro, serviços & anúncios ¿ (gerente comercial da Superintendência Regional Nordeste Andrea Arrais) e ¿ Projetos atuais e planejamento de melhoria aeroportuária nas capitais da América Latina ¿ (superintendente de estudos e projetos de engenharia Jonas Lopes).

Fonte: Assessoria de Imprensa da Infraero





◄ Share this news!

Bookmark and Share

Advertisement







The Manhattan Reporter

Recently Added

Recently Commented