|

Infraero e Governo do Acre avançam no estudo para melhorias no Aeroporto de Rio Branco

Click here for more news / Clique aqui para mais notícias


A Infraero e o Governo do Acre de definiram, nesta quarta-feira (18/11), em Brasília, os primeiros ajustes para viabilizar as melhorias no Aeroporto Internacional de Rio Branco. Participaram da audiência com o presidente Murilo Marques Barboza, na sede da empresa, o senador Tião Viana (PT-AC) e o secretário de Desenvolvimento do Estado, Gilberto Siqueira.


O Estado do Acre ofereceu à Infraero parceria semelhante a que foi desenvolvida em relação ao Aeroporto de Cruzeiro do Sul. O convênio contemplaria o compromisso do Estado em arcar com 10% dos custos das obras e a elaboração dos projetos básico e executivo de uma nova pista e de um novo Terminal de Passageiros.


Técnicos da Infraero e do Governo do Estado vão agora trabalhar na proposta que deve se adequar ao Plano Diretor do aeroporto. Qualquer alteração no Plano deve ser aprovada pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).


¿O aeroporto deve ser o espelho de sua sociedade. Fico muito feliz quando um estado ou um município propõe a parceria, porque, mesmo que passem os gestores, permanecem os acordos que traduzem um desejo maior da comunidade local¿, afirmou o presidente da Infraero. Assim deve ser também, segundo Murilo Barboza, em relação à atração de novos voos - tanto para o Acre quanto para regiões necessitadas - que precisam de um empenho dos gestores locais. ¿Já temos feitos todos os esforços para promover os voos fronteiriços com ações junto ao Governo do Peru e sugerimos que estudem incentivos fiscais para atrair empresas aéreas¿, disse Murilo.


O senador Tião Vianna ressaltou que estes modelos de parceria de sucesso devem ser copiados. Segundo ele, é um compromisso com o direito de ir e vir de todo o povo amazônico, além de contribuir fortemente para atividades comerciais, de carga e turísticas. O secretário Gilberto Siqueira destacou a possibilidade de o Estado realizar processos licitatórios com mais agilidade, por isso acredita numa nova ¿dobradinha¿ com a Infraero.


Já está em curso convênio com o Exército Brasileiro para reforma e ampliação da atual pista no valor de R$ 28 milhões.

Fonte: Assessoria de Imprensa Infraero





◄ Share this news!

Bookmark and Share

Advertisement







The Manhattan Reporter

Recently Added

Recently Commented