|

Futuros Oficiais Especialistas da FAB concluem estudos realizados nos EUA

Click here for more news / Clique aqui para mais notícias

Durante seis dias, os alunos do Curso de Formação de Oficiais Especialistas (CFOE) tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho realizado por instituições norte-americanas, num intercâmbio de conhecimentos, realizado no período de 17 a 22 de novembro. O objetivo da viagem foi proporcionar aos alunos uma visão do papel das organizações civis e militares no preparo e emprego de Unidade Aérea e de Controle do Espaço Aéreo norte-americano.

No dia 18, os alunos da especialidade de Controle de Tráfego Aéreo visitaram o Air Route Traffic Control Center (ARTCC), um dos centros de controle de área, e foram recebidos pelo Sr. Tommy Brown, chefe do Setor de Treinamento, que apresentou aos futuros oficiais os setores de simulação de controle, a área operacional, o setor de meteorologia e a célula de gerenciamento de fluxo de tráfego aéreo, responsável por organizar o movimento das aeronaves antes mesmo da decolagem. A tarde, os furutos oficiais visitaram o Terminal Radar Approach Control (TRACON), um dos Controles de Aproximação americano, responsável pela maior área em extensão continental nos Estados Unidos, contabilizando cerca de 1200 movimentos diários.

O grupo foi recebido pela Gerente de Tráfego Aéreo, Deborah Joagnnes, que apresentou aos alunos o funcionamento do órgão. Localizados em Hilliard e Jacksonville, respectivamente, os órgãos são responsáveis pelo controle de tráfego aéreo de parcela significativa da área sudeste dos Estados Unidos.

No dia 19, os alunos visitaram a Naval Air Station (NAS), base naval responsável, entre outras atividades, pela manutenção de diversas aeronaves entre elas, a P-3 ORION da Marinha Americana. A NAS também tem a atribuição de coordenar operações que envolvem diversas aeronaves e embarcações marítimas.

Para o aluno do CFOE, o controlador Marcelo Moreira, a viagem foi uma experiência inesquecível. “A experiência que adquiri e a troca de conhecimentos fará uma grande diferença na minha atuação como oficial especialista”.

Entre os 32 alunos do CFOE estão especialistas em Aviões, Armamento, Comunicações, Controle de Tráfego Aéreo, Fotografia, Meteorologia e Suprimento da Aeronáutica.

A solenidade de formatura dos novos oficiais, que realizam o curso no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR) desde março de 2008, será realizada no próximo dia 3.

Conheça o CFOE

O CFOE é realizado no CIAAR, em Belo Horizonte, desde 1997. Para participar do curso, o militar da ativa deve ter sido aprovado no Exame de Seleção ao CFOE e possuir, entre outros pré-requisitos, ensino médio completo e, no mínimo, dez anos de serviço no Quadro de Suboficiais e Sargentos (QSS).

Após aprovação, o militar deverá realizar, no CIAAR, o Curso de Formação de Oficiais Especialistas (CFOE), com duração de dois anos. Concluindo-o com aproveitamento, será conferido ao aluno o diploma de Curso Superior de Tecnologia na especialidade cursada e passará a integrar o Corpo de Oficiais da Ativa da Aeronáutica.

Fonte: CIAAR








◄ Share this news!

Bookmark and Share

Advertisement







The Manhattan Reporter

Recently Added

Recently Commented