|

Esquadrão Zagal desloca seu radar PAR 2080 para participar da COMDAEX/LAÇADOR

Click here for more news / Clique aqui para mais notícias

O Quinto Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (5°/1° GCC), Esquadrão Zagal, sediado na Base Aérea de Fortaleza, deslocou para a cidade de Canoas/RS o seu Radar de Aproximação de Precisão (PAR 2080) para participar da Operação COMDAEX/LAÇADOR 2009, cumprindo assim, a sua missão de operar e manter, em nível orgânico, um sistema de controle de aproximação de precisão transportável.

Contando com a participação e o apoio do 3°/1° GCC, Esquadrão Morcego, esforços foram unidos, tanto de pessoal, quanto de material, para que o Radar PAR 2080 do Zagal fosse deslocado, instalado e colocado à disposição da Operação do dia 10 até o dia 25 de novembro de 2009.

O novo shelter PAR encontra-se em operação no Esquadrão Zagal desde agosto. Sua concepção e projeto foram frutos do estudo e do trabalho de integrantes do 5°/1° GCC, com o objetivo principal de separar o radar PAR 2080 dos radares ATCR-33, radar principal, e SIR-7, radar secundário, que compõem o MGCA-FZ. Esse novo shelter, além de realizar o controle das aproximações de precisão, é equipado com estações DA/COM, as quais possibilitam o recebimento da síntese de radares de vigilância.

Os principais benefícios advindos dessa separação foram na área de logística e operacional. Na parte logística, em razão da integração dos três radares, anteriormente eram necessários cinco escalas de aeronave C-130 para deslocar todo o sistema. Após a separação, é necessária apenas uma para deslocar o radar PAR, o que representa uma considerável economia de esforço aéreo, recursos materiais e pessoal. Do ponto de vista operacional, houve um aumento considerável das possibilidades de utilização do MGCA, pois esses radares poderão ser inseridos em mais de um teatro operacional simultaneamente, de acordo com as necessidades de um Esquadrão de Comunicações e Controle.

Fonte: CECOMSAER








◄ Share this news!

Bookmark and Share

Advertisement







The Manhattan Reporter

Recently Added

Recently Commented