|

Aeroporto de Viracopos é tema de debate entre empresários

Click here for more news / Clique aqui para mais notícias
Get free e-mail news / Receba nossas notícias por e-mail




O Aeroporto Internacional de Viracopos foi um dos destaques no fórum de debates que discutiu o futuro da Região Metropolitana de Campinas. Durante o evento, realizado na quinta-feira (10/12), empresários e autoridades discutiram assuntos ligados à infraestrutura e logística da região.

A Infraero participou do evento e a superintendente de Viracopos, Lilian Ratto Neves, apresentou as principais ações que a empresa tem desenvolvido para expandir o aeroporto. Uma das principais é o trabalho conjunto com a Prefeitura de Campinas para elaboração do Estudo de Impacto Ambiental e ocupação do solo do entorno do aeroporto. “Temos que integrar sim, todas as instituições e administrações locais. Não cabe só à Infraero o desenvolvimento do Plano Diretor de Viracopos, mas a sociedade tem que trabalhar em conjunto”, afirma Lilian Neves.

A integração foi reforçada pelo Centro de Negócios do Estado de São Paulo (Ciesp), que realizou o fórum “Viracopos e o futuro da RMC”. Segundo o diretor executivo do Conselho de Infraestrutura e Logística da entidade, Josmar Cappa, é preciso integrar o aeroporto ao cotidiano das pessoas e o seu desenvolvimento deve ser discutido amplamente por todos aqueles que terão impacto com a sua ampliação.

Durante as apresentações foi destacada a capacidade histórica de Campinas para atuar como um hub de distribuição de mercadorias e pessoas, iniciada com a linha férrea que fazia da cidade um entreposto entre a capital e o interior. Além disso, algumas importantes rodovias do país passam pela região de Campinas e ajudam no escoamento da produção.

De acordo com o IBGE, Campinas tem influência direta em 66 municípios e indireta em outros 707, o que a torna uma metrópole nacional. Essa condição, inclusive, é reforçada pelo Aeroporto Internacional de Viracopos, que necessita de um ordenamento planejado para evitar concentrações urbanas em sua região. A preocupação se justifica ainda causa do rápido crescimento registrado no Terminal.

A próxima reunião que tratará do futuro de Viracopos e sua importância para a região ocorrerá na próxima quarta-feira (16/12), quando a Superintendência do Aeroporto apresentará o Plano Diretor do Sítio Aeroportuário a 19 representantes de cidades da Região Metropolitana de Campinas.

Fonte: INFRAERO





◄ Share this news!

Bookmark and Share

Advertisement







The Manhattan Reporter

Recently Added

Recently Commented