|

Infraero assina Acordo de Cooperação para ampliação do sítio aeroportuário de Campo Grande

Click here for more news / Clique aqui para mais notícias
Get free e-mail news / Receba nossas notícias por e-mail




O presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza, assinou, nesta quarta-feira (16/12), em Campo Grande (MS) o Acordo de Cooperação para ampliação do sítio aeroportuário da capital sul-mato-grossense. Também são signatários do Acordo os Comandos do Exército e da Aeronáutica, o Governo do Estado do Mato Grosso do Sul e a Prefeitura de Campo Grande.

A cerimônia foi realizada no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, com a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente Brigadeiro do Ar Juniti Saito -que também representou o ministro da Defesa Nelson Jobim - o Comandante de Exército, General Enzo Martins Pereira, a diretora-presidente da Anac, Solange Vieira, o governador do Estado, André Puccinelli, o vice-prefeito Edil Albuquerque, entre outras autoridades, militares e civis, como deputados federais e representantes de entidades ligadas à indústria, comércio e turismo. Também estiveram presentes os superintendentes da Infraero, Abibe Ferreira, da Regional do Centro-Oeste, e Mário Ilto Rodrigues Moreira, do Aeroporto de Campo Grande.

Pelo Acordo, a atual área do aeroporto passará dos atuais 1,08 mil hectares para 2,41 mil hectares. O Estado deverá desapropriar e tornar de utilidade pública uma área de 1,33 mil hectares. Ao todo, deverão ser feitas 52 desapropriações. Cerca de R$ 20 milhões serão destinados pelo Estado para as ações de desapropriação. À Infraero caberá realizar os projetos básico e executivo do novo Terminal de Passageiros, das duas pistas e do Terminal de Cargas. Além disso, a estatal se responsabilizará pela alteração do Plano Diretor e posterior envio à Anac para análise. A expectativa é que, no máximo, em 36 meses os estudos estejam prontos e as obras licitadas.

“Felizmente encontramos uma parceria forte, um Estado de braços abertos e a compreensão dos Comandos do Exército e da Aeronáutica. Dessa forma, será possível ao Estado do Mato Grosso do Sul se inserir melhor no sistema aéreo nacional, fortalecer sua capacidade exportadora, gerando renda e riqueza para sua população, afirmou o presidente da Infraero, Murilo Barboza.

O governador André Puccinelli também agradeceu o apoio da Infraero. “É um momento histórico. Há mais de dez anos vislumbramos isso, tanto que todos nós, governos municipal e estadual, esforçamos por preservar esta área que hoje se mostra de extrema importância para o modal de transporte do Estado.

Para o General Enzo, que falou em nome do ministro Jobim e do Comandante da Aeronáutica, desde o início o Exército compreendeu a importância da ampliação da área, já que teve que alterar o local de implantação do Batalhão por conta do Acordo. “Isso vai permitir que tenhamos um aeroporto à altura da grandeza deste Estado. Agradecemos muito o apoio do ministro Jobim e da Infraero pela colaboração”, destacou.

Melhorias
Antes da grande ampliação pela qual passará o Aeroporto de Campo Grande, a previsão é de que em 2010 e 2011 sejam realizadas melhorias no atual terminal de passageiros. As salas de embarque e desembarque serão duplicadas de tamanho e ganharão mais duas esteiras de bagagem. EAs salas serão reversíveis e poderão atender tanto a voos domésticos quanto internacionais. Brevemente será inaugurado o Terminal de Cargas que foi transferido para o antigo hangar da Vasp e teve sua estrutura ampliada em cerca de 30%. A Prefeitura também dará início à revitalização do acesso viário ao aeroporto em 2010.

Fonte: INFRAERO





◄ Share this news!

Bookmark and Share

Advertisement







The Manhattan Reporter

Recently Added

Recently Commented