|

Infraero participa de integração entre Brasil e Peru

Click here for more news / Clique aqui para mais notícias
Get free e-mail news / Receba nossas notícias por e-mail




Uma comitiva composta por políticos, empresários e representantes da Infaero participou, nesta sexta-feira (11/12), da reunião em Lima, capital do Peru, sobre o processo de integração entre Brasil e o país andino. O encontro fio comandado pelo presidente Lula e o presidente peruano, Alan García.

Com cerca de 124 integrantes, o grupo embarcou no Aeroporto Internacional de Cruzeiro do Sul (AC) na quarta-feira. Os participantes levaram a preocupação de garantir e dar suporte aos avanços no processo de integração fronteiriça, que possibilitará a ampliação do intercâmbio comercial e fluxo de pessoas entre os dois países.

No encontro, os dois países firmaram acordos nas áreas de comércio e turismo, transporte fluvial e conexão física na Amazônia. Um deles prevê a criação de uma zona de integração na região fronteira amazônica, entre os Estados do Acre e Rondônia, e as áreas peruanas de Madre de Dios, Puno e Cusco. Outros preveem a integração comercial e física entre o Atlântico brasileiro ao Pacífico peruano. A integração engloba o uso das estradas Interoceânica Norte e Interoceânica Sul, a abertura dos porto peruanos às exportações do Brasil para a Ásia, com maior acesso do Peru à América do Sul.

Além disso, terão início as operações de voos entre as cidades de Cruzeiro do Sul, no Acre, e Pucallp,a capital do Departamento Ucayali e da Província de Coronel Portillo, no Peru. Já estão programados para os próximos dias 18, 19 e 20 voos cargueiros entre as duas cidades, que transportarão 25 toneladas de alimentos, principalmente, verduras e frutas para suprir as necessidades da região no período natalino.

Também estão previstos voos de passageiros e cargas, inicialmente, a cada última sexta-feira de cada mês. Esta periodicidade deve permanecer inalterada até março 2010, período em que provavelmente o aeroporto estará alfandegado definitivamente e quando a iniciativa passará por uma avaliação para verificar se há necessidade de aumentar a oferta de voos.

Segundo o superintendente do Aeroporto de Cruzeiro do Sul, Osvaldo Dilson, todo apoio necessário está sendo prestado para integração fronteiriça entre os dois países. “Atualmente dispomos de um terminal de passageiros novo, além de ambientes adequados para todos órgãos públicos necessários para os processos comerciais e fluxo de passageiros”, explicou.

O presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza, vem adotando ações no sentido de cooperar com a integração e abrir novos voos fronteiriços. Segundo ele, os novos voos nesta região seguem também orientação do ministro da Defesa, Nelson Jobim, de incentivo à aviação civil regional, e, com isso, proporcionar uma aproximação, por exemplo, entre Cruzeiro do Sul, no Acre, e cidades vizinhas do Peru.

Fonte: INFRAERO





◄ Share this news!

Bookmark and Share

Advertisement







The Manhattan Reporter

Recently Added

Recently Commented