|

Uma agenda complexa

Click here for more news / Clique aqui para mais notícias
Get free e-mail news / Receba nossas notícias por e-mail

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva retorna das férias de fim de ano com uma lista de compromissos longa e espinhosa. Além da polêmica gerada pelo terceiro Plano Nacional de Direitos Humanos, que contrapôs ministros do governo e representantes de vários setores, o petista terá como pauta o relatório da Aeronáutica que trata da compra de 36 caças para a renovação da frota da Força Aérea Brasileira. O documento defende o caça Gripen NG, da Suécia, em detrimento do francês Rafale, de interesse do governo Lula. Ainda durante visita do presidente Nicolas Sarkozy em setembro, o presidente anunciou a tendência do país em comprar o modelo francês, numa barganha que inclui o apoio do país europeu a uma vaga para o Brasil no Conselho de Segurança das Nações Unidas.

A agenda no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), sede provisória da Presidência, começa com encontro entre Lula e o ministro interino da Fazenda, Nelson Machado. Ainda pela manhã, o presidente fará reunião de coordenação política, apesar do desfalque de alguns ministros, ainda em férias, como Guido Mantega e Henrique Meirelles. Na parte da tarde, há previsão de encontro com os titulares da Secretaria de Assuntos Estratégicos, ministro Samuel Pinheiro, do Ministério de Minas e Energia, Edison Lobão, e da pasta da Educação, Fernando Haddad. Também à tarde, o presidente sanciona, no CCBB, projeto de lei que trata da agricultura familiar e da reforma agrária.

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, retorna ao trabalho após o recesso, estendido devido a uma suposta gripe suína contraída na véspera do Natal. A candidata do PT às eleições presidenciais pretende retomar, ao lado do presidente, as viagens para inauguração de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e aproveitar ao máximo os últimos meses à frente da Casa Civil. A expectativa é de que Dilma saia do cargo no limite previsto pela legislação eleitoral, em 3 de abril, seis meses antes da eleição em outubro.

Fonte: Correio Braziliense via NOTIMP





◄ Share this news!

Bookmark and Share

Advertisement







The Manhattan Reporter

Recently Added

Recently Commented