|

Líbano vai receber 10 MiG-29A da Rússia

(Da Redação, 29 de dezembro de 2008)

O Ministro da Defesa do Líbano Elias el-Murr anunciou no dia 16 de dezembro último que a Rússia vai doar 10 MiG-29A e UB para a Força Aérea Libanesa (FAL), apoio dado por Moscou para a reconstrução e modernização de suas forças armadas.

Segundo o acordo anunciado, o país deverá receber os primeiros exemplares em agosto de 2009, sendo que as primeiras tripulações a serem formadas serão provenientes dos esquadrões de helicópteros da FAL e vão receber as instruções para o tipo a partir de janeiro próximo.

Os detalhes que envolvem o tipo de armamento a ser operado ainda não foram definidos pelos países, entretanto, essas diretrizes serão definidas em janeiro. Os caças vão operar à partir da Base Aérea de Rayak, a principal da FAL, situada no Vale do Beqaa.

Desde meados de 1994, o Líbano não opera com aeronaves de asa fixa, tenho atualmente em atividade aproximadamente 14 exemplares do Bell UH-1H (utilizado para transporte utilitário, busca e resgate, transporte de tropas, combate a incêndios e como bombardeiros), nove Aerospatiale SA.342 Gazelle (utilizados para ataque) e quatro Robinson R44 (para instrução básica).

Como forma de buscar uma solução temporária, na manhã do dia 12 de novembro último, a FAL conduziu um vôo de experiência com o jato Hawker Hunter T.66 (biplace), de matrícula L-286, que teve pouco mais de uma hora de duração. A aeronave, que pertence ao acervo da FAL, estava estocada desde meados de 1994 e foi reativada pelo país para que o Líbano volte a ter a sua própria doutrina em aeronaves de asa fixa.

Desde os conflitos internos no campo de refugiados de Nahr el-Bared, onde o Exército Libanês enfrentou insurgentes armados e protegidos em abrigos fortificados, no ano passado, o país busca ajuda da comunidade internacional para a compra de aviões e helicópteros de ataque, para combater esse tipo de ameaça.

Segundo informações obtidas do Exército Libanês, os MiG-29A serão plataformas úteis principalmente em missões de ataque, e não de superioridade aérea. Nesse sentido, aliás, o país necessitaria de uma grande quantidade de aeronaves modernas, com mísseis de última geração, para fazer frente às poderosas forças aéreas da Síria e Israel.

Além dos MiG-29A, a Rússia estuda a doação de alguns exemplares do Mil Mi-35 para o Líbano.

Veja fotos aqui


Copyright© 2007 Revista Asas

◄ Share this news!

Bookmark and Share

Advertisement







The Manhattan Reporter

Recently Added

Recently Commented