|

Antiga base aérea poderá ser sede do escudo anti-míssil dos Estados Unidos na Polônia

Qui, 19 de Fevereiro de 2009 14:53

A localização do futuro escudo anti-míssil dos Estados Unidos na Polônia continua envolta em sigilo. Mas os habitantes da cidade de Slupsk , no norte do país, sabem que podem viver próximos ao dispositivo.

O projeto de instalação do sistema de proteção contra mísseis balísticos na República Tcheca e na Polônia, é um assunto que está gerando controvérsia na Europa e protestos por parte de Moscou, e agora, gera também discussões e debates em Slupsk. Próxima à cidade, está localizada a base aérea de Redzikowo, uma antiga instalação desativada da Força Aérea Polonesa e agora forte candidata a sediar os mísseis do futuro escudo anti-miísil dos Estados Unidos na Europa.

As opiniões variam das favoráveis até as radicalmente contra. Há temores que as instalações da futura base sejam alvo de ataques terroristas e, por outro lado, muitos acreditam que ela trará prosperidade para a região.

O governo polonês e fontes diplomáticas admitiram que a base de Redzikowo, localizada a 477 Km ao norte de Varsóvia, capital da Polônia, foi escolhida para ser sede do escudo. Entretanto, estão relutantes em anunciar oficialmente a decisão até que as negociações entre Varsóvia e Washington estejam bem avançadas.

Tudo indica que o escudo será instalado de fato, pois a administração de Barack Obama já deu sinais que isso realmente acontecerá.

Redzikowo foi usada pela Força Aérea Alemã (Luftwaffe) durante a Segunda Guerra Mundial e, em seguida, tornou-se um posto avançado do Exército Soviético. Agora em ruínas, é povoada principalmente por famílias de ex-militares que vivem em apartamentos de estilo soviético.




◄ Share this news!

Bookmark and Share

Advertisement







The Manhattan Reporter

Recently Added

Recently Commented