|

Air France 447 - FAB e Marinha resgatam 24 corpos de área de buscas de Airbus da Air France

Click here for more news / Clique aqui para mais notícias

da Folha Online

Atualizado às 19h43.

O porta-voz da Aeronáutica, tenente-coronel Henry Munhoz, informou que até a noite desta segunda-feira foram resgatados 24 corpos da área de resgate do Airbus da Air France, no oceano Atlântico. Todos os corpos estão a bordo de navios da Marinha brasileira, segundo o oficial, mas ele não informou detalhes sobre o estado em que foram encontradas as vítimas.

O Airbus A330 da Air France caiu no Atlântico no trajeto entre Rio e Paris. Segundo a companhia aérea, 228 pessoas --216 passageiros e 12 tripulantes-- estavam a bordo do avião.

Leia a cobertura completa sobre o voo AF 447
Veja nomes de ocupantes do voo 447
Veja onde conseguir informações sobre o voo

De acordo com a FAB (Força Aérea Brasileira), os oito corpos resgatados hoje foram retirados de uma área a cerca de 440 km a nordeste das ilhas de São Pedro e São Paulo. A FAB não informou quantos corpos são de homens e quantos são mulheres, nem quando eles devem chegar a Fernando de Noronha.

FAB
Equipes resgatam destroços do Airbus da Air France no oceano Atlântico; Marinha e Aeronáutica mantêm buscas a vítimas
Equipes resgatam destroços do Airbus da Air France no oceano Atlântico; Marinha e Aeronáutica mantêm buscas a vítimas

Os oito corpos encontrados nesta segunda-feira estão a bordo da fragata Bosísio, da Marinha brasileira. Eles foram resgatados na superfície do mar, porém, em uma área com aproximadamente 3.500 metros de profundidade.

Segundo Munhoz, a fragata Constituição --que transporta os primeiros 16 corpos resgatados-- estava a cerca de 400 km do arquipélago de Fernando de Noronha. Quando chegarem ao arquipélago, os corpos passarão por uma preparação antes de serem encaminhados para a identificação no IML (Instituto Médico Legal) em Recife (PE).

Buscas

O porta-voz da Aeronáutica afirmou ainda que a prioridade é resgatar os corpos e não os destroços. "Nossa prioridade é buscar sobreviventes, corpos e só então os destroços", disse Munhoz.

Entre os destroços da aeronave já localizados estão peças consideradas importantes. Em entrevista na manhã desta segunda, o tenente-coronel Munhoz apresentou fotos que mostram uma lancha da Marinha brasileira se preparando para rebocar o estabilizador do avião, com formato de trapézio e as listras azuis, brancas e vermelhas do logotipo da Air France.

As buscas vão continuar ao longo da noite de hoje e madrugada de terça-feira (9), como vem ocorrendo desde o início dos trabalhos de resgate. Cinco embarcações atuam nas buscas --quatro navios brasileiros e uma fragata francesa.

Ao todo, 255 militares da FAB participam da operação de resgate, que conta ainda com 14 aeronaves, sendo 12 da Força Aérea Brasileira e duas da França. Já a Marinha atua com 570 militares.

A busca e o resgate das vítimas é responsabilidade das Forças Armadas brasileiras, e a investigação das causas do acidente compete a autoridades francesas.

Voo 447

O voo 447 da Air France desapareceu sobre o oceano Atlântico na noite de domingo (31). O avião decolou por volta das 19h do aeroporto Tom Jobim, no Rio, com destino a Paris e fez o último contato com o comando aéreo brasileiro por volta das 22h30 de domingo.

Segundo o ministro da Defesa, Nelson Jobim, o Airbus da Air France caiu a aproximadamente 400 milhas (740 km aproximadamente) do arquipélago de Fernando de Noronha.

Não há hipóteses claras sobre o que pode ter derrubado a aeronave, mas já há certeza de que o avião sofreu despressurização e uma pane elétrica, porque a aeronave enviou alerta automático do tipo durante o voo. Sabe-se também que a aeronave enfrentou forte turbulência.


AP
Mergulhador francês da fragata Ventose se aproxima de objeto durante buscas por ocupantes e destroços
Mergulhador francês da fragata Ventose se aproxima de objeto durante buscas por ocupantes e destroços






◄ Share this news!

Bookmark and Share

Advertisement







The Manhattan Reporter

Recently Added

Recently Commented