|

Aeroportos vão estar totalmente adequados para Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016

Click here for more news / Clique aqui para mais notícias


As obras de reforma e ampliação dos aeroportos para a Copa do Mundo de 2014 e para as Olimpíadas de 2016 vão cumprir os prazos estabelecidos no calendário do Programa de Aceleração de Crescimento e pelos cadernos de encargos da Fifa e do Comitê Olímpico Internacional (COI).

A avaliação é do assessor especial da presidência, que responde pela Diretoria de Engenharia e Meio Ambiente da Infraero, Jaime Henrique Caldas Parreira, que nesta terça-feira (24/11) participou de uma audiência pública na Câmara dos Deputados para discutir a situação dos aeroportos e as estratégias de investimento para adequar os aeroportos para os maiores eventos esportivos mundiais.

A audiência foi proposta pela Comissão de Turismo e Desporto da Câmara, em conjunto com as Comissões de Desenvolvimento Urbano e de Viação e Transportes da Casa. Na ocasião, Jaime Parreira apresentou as obras a serem feitas nos próximos cinco anos em 16 aeroportos da rede, com um investimento total de aproximadamente R$ 4,6 bilhões. Uma das metas é fazer com que a capacidade dessas unidades passe de 114,6 milhões para 166,8 milhões de passageiros por ano e o pico das ações está programado para ocorrer entre 2011 e 2012.

Apesar das preocupações dos deputados com os prazos e os recursos disponíveis para as ações, o assessor da Diretoria de Engenharia e Meio Ambiente diz que as obras são inadiáveis e que o corpo técnico da Infraero tem se esforçado para cumprir e agilizar os trabalhos. ¿Temos feito reuniões semanais com a Casa Civil e com o Ministério da Defesa e o cronograma está sendo monitorado. Quanto às questões orçamentárias, a Infraero dispõe de parte dos recursos, que são próprios, e a outra parte será alocada pela União¿, esclarece Jaime Parreira.

Apesar de o foco ser os eventos esportivos, a Infraero apresentou ainda medidas que serão adotadas para evitar transtornos durante a alta temporada. ¿Já estão em andamento sete pregões para criarmos os embarques e desembarques remotos, que devem aliviar a demanda de passageiros e possibilitar a execução de reformas, como no caso de Guarulhos¿, afirma Jaime Parreira, que destacou ainda o convênio firmado com o Exército para acelerar obras como escavação e terraplanagem.

A audiência pública sobre a os aeroportos e investimentos para a Copa e as Olimpíadas contou ainda com a participação do diretor de Operações da Infraero, João Márcio Jordão, do superintendente de Infraestrutura da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Rodrigo Ferreira Oliveira, e do presidente do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea), José Márcio Mollo.

Fonte: INFRAERO





◄ Share this news!

Bookmark and Share

Advertisement







The Manhattan Reporter

Recently Added

Recently Commented