|

Infraero vai ter comissões permanentes para combater acidentes com aves nos aeroportos

Click here for more news / Clique aqui para mais notícias


A Infraero, em parceria com o Centro de Apoio ao desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT-UnB), está desenvolvendo planos de manejo e pesquisa de fauna nos aeroportos da empresa para reduzir riscos de acidentes com animais, principalmente aves, nos procedimentos de pouso e decolagem.


Para elaborar essas ações, as superintendências regionais iniciaram uma série de discussões sobre o assunto e o Aeroporto Internacional de Guarulhos fez, no último dia 18, uma reunião com diversos representantes de setores envolvidos com controle do perigo aviário. Entre eles, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos da Força Aérea Brasileira (Cenipa), da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), além de autoridades do governo de São Paulo e de onze prefeituras de cidades paulistas que ficam num raio de 20 quilômetros do terminal.


Durante o encontro, o superintendente do Aeroporto de Guarulhos, Lucínio Silva, e o superintendente de Meio Ambiente da Infraero, Mauro Cauville, destacaram a atualização do plano de gestão de fauna e o trabalho de vistoria feito nas áreas próximas ao aeroporto. Eles propuseram a criação de um comitê permanente que envolva todos os participantes. ¿A questão dos pássaros para a aviação não é sazonal e precisamos atuar constantemente¿, disse Lucínio Silva.


Já para Cauville, esse debate é importante para segurança de voo. ¿Os números de colisões entre aeronaves e espécies diversas de fauna apresentam uma tendência de crescimento a cada ano, resultando em danos materiais significativos, mas principalmente colocando em risco centenas de vidas humanas¿, avaliou o superintendente de Meio Ambiente da Infraero.


A importância do assunto foi justificada com dados sobre o aeroporto. Guarulhos lidera o movimento operacional da Rede Infraero, com 17,6 milhões de passageiros e 171.347 aeronaves, registrados em outubro, entre voos domésticos e internacionais. A unidade ainda vai passar por obras de expansão com a construção do terceiro terminal de passageiros.

Assessoria de Imprensa Infraero
imprensa@infraero.gov.br





◄ Share this news!

Bookmark and Share

Advertisement







The Manhattan Reporter

Recently Added

Recently Commented