|

Infraero e Exército firmam cooperação para reforma da pista do Aeroporto do Rio Branco

Click here for more news / Clique aqui para mais notícias
Get free e-mail news / Receba nossas notícias por e-mail




A Infraero celebrou, nesta terça-feira (8/12), a assinatura do Termo de Cooperação Técnica e Financeira com o Ministério da Defesa, por meio do Departamento de Engenharia e Construção do Comando do Exército (DEC). O objetivo do Termo de Cooperação é a execução de serviços de reparação da pista de pouso e decolagem, pistas de táxi, pátio de estacionamento de aeronaves e via de acesso rápido à Seção Contra Incêndio do Aeroporto de Rio Branco/Plácido de Castro (AC).

Com valor de R$ 28 milhões, as obras têm prazo de execução de 12 meses a partir da expedição da Ordem de Serviço. De acordo com o Chefe do Departamento de Engenharia e Construção, General Ítalo Fortes Avena, a experiência de 130 anos em obras públicas de grande porte é fundamental para a qualidade, transparência e celeridade das obras de infraestrutura aeroportuária sob o Comando do Exército.

Para o assessor da Presidência que responde pela área de Engenharia e Meio Ambiente, Jaime Parreira, estes acordos com o Exército estão impondo novos ritmos às obras nos aeroportos da Rede Infraero. “A agilidade do Exército é importante para darmos boa sequência ao nosso cronograma de obras”, afirmou Jaime.

Participaram também do ato da assinatura o diretor de Obras de Cooperação, General José Cláudio Fróes de Morais, o assessor do DEC, Coronel Goulart, e o assessor especial da Presidência, Coronel Ivan Gonçalves.

Segundo o General Avena, no Brasil, há uma centena de obras cuja execução cabe ao Departamento de Engenharia e Cooperação do Exército. “A Engenharia Militar tem atendido a solicitações de cooperação com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o Ministério da Integração e órgãos estaduais e municipais, por meio da modalidade de Destaque Orçamentário – no caso de cooperação com órgãos federais – e da modalidade de Convênio – no caso de cooperação com órgão estadual ou municipal”, esclareceu ele.

No setor de infraestrutura aeroportuária, nos últimos anos, o Departamento de Engenharia e Construção realizou importantes obras de reparação nos aeroportos de Recife (PE), São Luís (MA), Teresina (PI), Porto Velho (RO) e Marabá (PA). Além disso, é responsável pela atual construção do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante (RN), obra orçada em R$ 114 milhões, cuja execução está a cargo do 1° Grupamento de Engenharia do Exército.

Fonte: INFRAERO





◄ Share this news!

Bookmark and Share

Advertisement







The Manhattan Reporter

Recently Added

Recently Commented