|

Instituto Tecnológico de Aeronáutica forma 146 alunos em cursos de Pós-Graduação

Click here for more news / Clique aqui para mais notícias
Get free e-mail news / Receba nossas notícias por e-mail




O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) formou, no dia 4 de dezembro, 146 alunos de Pós-Graduação Lato Sensu nas seguintes modalidades: Extensão em Engenharia de Armamento Aéreo; Especialização em Segurança de Aviação e Aeronavegabilidade Continuada; Especialização em Gestão de Projetos; Especialização em Engenharia de Software; e Especialização em Segurança da Informação. O paraninfo das turmas foi o "iteano" Tércio Pacitti, Reitor do ITA no período de 1982 a 1984, onde teve um papel relevante na criação do curso de Engenharia da Computação.

O Curso de Extensão em Engenharia de Armamento Aéreo (CEEAA) formou três alunos. O objetivo principal da especialidade é proporcionar base teórica e conhecimentos práticos em sistemas embarcados de defesa. Em sua 21ª turma, foi criado em 1977 e formou 114 alunos. Já o Curso de Especialização em Análise de Ambiente Eletromagnético (CEAAE), ministrado em parceria com o Centro de Guerra Eletrônica do Comando-Geral de Operações Aéreas (CGEGAR), é direcionado à análise da metodologia e da tecnologia empregadas na interação de equipamentos e sistemas com o ambiente eletromagnético. Esta é a 11ª turma do curso que forma, neste ano, três alunos. Entre os 82 especialistas já formados, 67 são da Força Aérea Brasileira (FAB), 9 da Marinha do Brasil, 4 do Exército Brasileiro, 1 civil do DCTA e um da Força Aérea do Chile.

A diversidade de perfis profissionais dos 50 formandos é uma das características do Curso de Especialização em Segurança de Aviação e Aeronavegabilidade Continuada (PE-Safety). Estes profissionais têm em comum o exercício em atividades do setor da aviação e buscam esta formação para vencer desafios relacionados a fatores como segurança de sistemas de aeronaves, gerenciamento de crise, negócios em aviação, certificação aeronáutica, responsabilidade civil e fatores humanos em segurança de aviação. O curso teve início há cinco anos, totalizando 184 especialistas formados.

Primeira turma

Com 17 formandos, esta é a primeira turma do Curso de Especialização em Motores de Combustão Interna (Cemci), criado em 2008 com o apoio das empresas Sygma Motors e Vale Soluções em Energia (VSE). Além de especializar engenheiros para compor o quadro técnico destas empresas, o curso objetiva despertar o interesse por desenvolvimento tecnológico e inovação.

Na área de Tecnologia da Informação foram criados três cursos a partir de um convênio firmado em 2005 com a empresa Stefanini Training. Na especialidade de Segurança da Informação, o aluno sai capacitado para atuar no diagnóstico e na especificação, implementação e monitoração de medidas que ofereçam o máximo de privacidade e segurança. Na modalidade Engenharia de Software o formando está preparado para desenvolver artefatos de software adequados às exigências do mercado, utilizando técnicas modernas que permitem determinar, com alto grau de exatidão, as necessidades de informação .Já na Gestão de Projetos o discente é habilitado para implementar soluções que atendam às novas demandas das organizações, utilizando técnicas atualizadas, necessárias ao planejamento, controle e execução de projetos de qualquer porte ou área de atuação.

No total, estão formados 49 alunos. Esta é a terceira turma na especialista, que formou 73 alunos em 2009.

Fonte: ITA







◄ Share this news!

Bookmark and Share

Advertisement







The Manhattan Reporter

Recently Added

Recently Commented