|

Transporte aéreo reduz atrasos, cresce fora de São Paulo e entre empresas menores

Click here for more news / Clique aqui para mais notícias
Get free e-mail news / Receba nossas notícias por e-mail




Mesmo com crescimento de 38% nos voos domésticos e 12% nos internacionais,
os atrasos em novembro caíram para 13%


Brasília, 9 de dezembro de 2009 – A demanda pelo transporte aéreo em voos domésticos no mês de novembro teve alta de 38,4%, sobre novembro de 2008, com ocupação de 70,8% do total de assentos oferecidos, segundo os Dados Comparativos Avançados divulgados hoje pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Com relação a outubro, o movimento doméstico recuou 3%. De janeiro a novembro deste ano, as companhias aéreas brasileiras acumulam crescimento de 15,6% no mercado nacional e ocupação de 66%. As principais características do setor aéreo neste ano têm sido a expansão fora de São Paulo, o aumento da participação de mercado das empresas de menor porte e mais eficiência, com a queda nos atrasos.

Juntas, as companhias Azul, OceanAir, Passaredo, Trip/Total, Webjet e outras menores já representam em novembro quase 14% do mercado brasileiro, um salto de 67,5% em relação ao mesmo mês de 2008. O dado mostra que atualmente há mais concorrência ao mesmo tempo em que há mais pessoas viajando de avião, já que as maiores empresas – TAM e Gol/Varig – também estão transportando mais passageiros em 2009.

Outro efeito do aumento da concorrência é a queda nas tarifas: o valor por quilômetro voado no Brasil acumulado de janeiro a outubro é o menor desde 2002: R$ 0,47, segundo o indicador Yield Tarifa calculado pela ANAC e atualizado pelo índice de inflação do IPCA (IBGE).

Mais passageiros e menos atrasos
Com mais passageiros, as companhias aéreas e os aeroportos brasileiros demonstraram melhor eficiência: os atrasos nos voos regulares em novembro caíram para 13%, ante 16,6% de novembro de 2008 – considerando os voos com partida além de 30 minutos do horário previsto, de acordo com dados computados pela Infraero. A média de atrasos mensais nos voos neste ano, até novembro, está em 10,4%, enquanto em 11 meses de 2008, com menos passageiros, foi de 17,1%.

O movimento está aumentado em todo o Brasil, mas principalmente fora dos dois maiores aeroportos de São Paulo: Guarulhos cresceu apenas 2,9% no acumulado de janeiro a outubro de 2009, com relação ao mesmo período de 2008, enquanto em Congonhas o movimento caiu 2,7%. De acordo com dados da Infraero, estes dois aeroportos receberam, em 10 meses, 190 mil passageiros a mais do que em 2008. Já nos demais aeroportos brasileiros, o crescimento foi de 13,8%, com acréscimo de 9,1 milhões de passageiros.

Para o mês de dezembro e férias de verão, o crescimento irá se manter fora da Grande São Paulo, pois Congonhas já opera no máximo da capacidade e não pode receber novos voos e Guarulhos irá operar com no máximo 45 pousos ou decolagens por hora até março, por determinação da ANAC. Nos demais aeroportos, onde há disponibilidade para novos voos, eles são distribuídos ao longo do dia para evitar concentrações nos horários de pico. A expectativa da ANAC é que os atrasos em dezembro deste ano fiquem em torno de 15%, caso as condições metereológicas não se agravem ainda mais.

A ocupação das aeronaves nos voos domésticos em novembro – quase 71 assentos ocupados a cada 100 oferecidos – também dá sinais de que os aeroportos não receberão um impacto muito expressivo em dezembro, já que a demanda está alta em todo o segundo semestre de 2009. Em novembro de 2008 a ocupação foi de 62,4% e, em dezembro de 2008, de 67%.

Mercado internacional
A recuperação também já é visível nos voos internacionais das companhias brasileiras, já que o tráfego cresceu pelo terceiro mês consecutivo: 8,2% em setembro, 11,9% em outubro e agora 12,05% em novembro, com relação aos mesmos meses de 2008. Em novembro, a ocupação nos voos internacionais foi de 72,2%, ante 66% registrados em novembro de 2008. No acumulado do ano, o mercado internacional para as brasileiras reduziu as perdas para 1,85%, com ocupação média de 69,1%.

As tabelas com os Dados Comparativos Avançados da ANAC estão disponíveis na Internet, no endereço: http://www.anac.gov.br/dadosComparativos/DadosComparativos.asp


Fonte: ANAC








◄ Share this news!

Bookmark and Share

Advertisement







The Manhattan Reporter

Recently Added

Recently Commented