|

História: FAB homenageia esquadrão inglês que teve ajuda de brasileiros

Click here for more news / Clique aqui para mais notícias

Um esquadrão inglês, que, inclusive, contou com recursos de brasileiros na fundação, foi homenageado pela Força Aérea Brasileira pelos 66 anos de existência. Uma placa comemorativa foi entregue pela FAB, relembrando a participação do 193º Squadron na 2ª Guerra Mundial. O evento ocorreu na em Tavistock, distrito de Devon, na Inglaterra, no dia 16 de outubro.

O 193 Sqdn foi criado em 1942, como uma unidade aérea de caça e ataque ao solo. Sua fundação foi apoiada pelo Fellowship of The Bellows, um fundo participativo que recebeu doações de pessoas de várias nacionalidades, inclusive de brasileiros. Através dele, foram adquiridas nove aeronaves Hawker Typhoon para o 193 Sqdn e 12 Spitfires para outras unidades. A britânica e ex-moradora de Niterói, Pauline Gotts, lembrou que seus pais contribuíram com o fundo.

“Minha alegria é de hoje, aqui em Harrowbeer, assistir à celebração de um Esquadrão que, na época, tivemos oportunidade de colaborar para angariar recursos para aquisição de novas aeronaves”, lembrou ela.

Na solenidade comemorativa estavam presentes familiares de integrantes falecidos, ex-pilotos do esquadrão e pessoas que na época fizeram doações ao Fellowship of The Bellows.

O adido da Força Aérea Brasileira na Inglaterra, Coronel Aviador César Estavam Barbosa, proferiu um discurso lembrando a bravura de brasileiros e britânicos na 2ª Guerra. Ele ressaltou a participação decisiva da Royal Air Force (RAF), a Força Aérea Britânica, na resolução do conflito.

“Nossos 350 homens, incluindo 43 pilotos, fizeram suas missões nos céus da Itália com seus P47D, dando um brilho especial à História da Aviação Militar no Brasil. Com o mesmo espírito, mas com um envolvimento que ditou o destino de nações e continentes, a RAF mostrou, durante aquele conflito, sua operacionalidade, tenacidade, dedicação, amor à pátria e seu maior legado através dos tempos de amor à liberdade”, destacou o militar.

No local, havia dois mastros centrais com as bandeiras do Brasil e Reino Unido hasteadas. Exposições relembraram a história do 193 Sqdn. Um stand sobre a Fellowship of The Bellows apresentava fichas de vôo, relatórios de missão, fotos, peças de aeronave, além do cockpit do Spitfire e de veículos usados na 2ª Guerra. A história do esquadrão tem sido preservada pelo Interest Group, uma entidade composta por familiares e integrantes do esquadrão. David Parnall, membro do Interest Group, destacou a presença da FAB na solenidade.

“A partir de hoje, nossa história e nossos esforços tornam-se algo internacional. Haja vista este apoio e presença marcante da FAB e sociedade brasileira virem, após 66 anos, reforçarem a importância do 193 Sqdn e do Fellowship of the Bellows na história da 2ª Guerra Mundial”, afirmou Parnall.

Já Stephen Fryer, filho de um piloto do 193 Sqdn que faleceu em combate, ressaltou que a participação brasileira no evento renovou e impulsionou a história do esquadrão, demonstrando uma união já antiga de Brasil e Reino Unido.

Fonte: CECOMSAER







◄ Share this news!

Bookmark and Share

Advertisement







The Manhattan Reporter

Recently Added

Recently Commented