|

CIEAR inaugura marco histórico

Click here for more news / Clique aqui para mais notícias

homenagem ao SO PariziNo dia 19 de outubro, o Centro de Instrução Especializada da Aeronáutica (CIEAR) realizou a solenidade militar alusiva à comemoração do 32o aniversário da unidade. O evento iniciou-se com a homenagem ao SO Arcílio Parizi que, há 62 anos ininterruptos, trabalha no Campo dos Afonsos. O SO Parizi apresentou-se na localidade em 1947, egresso da Escola Técnica de Aviação. Na época foi classificado na Escola de Aeronáutica como operador e mantenedor dos simuladores de vôo. Permaneceu na Escola até sua completa desmobilização para Pirassununga em 1972.

Entre 1972 e 1974 atuou no Centro de Especialização de Saúde (CESA), organização responsável pela formação militar dos oficiais da área de saúde. E, em 1974, ao ser transferido para a reserva, incorporou-se, de imediato, ao efetivo do Museu Aeroespacial, local no qual continua prestando seus inestimáveis serviços . O SO Parizi recebeu um quadro com um foto aérea do Campo dos Afonsos em 1947, ano de sua chegada neste legendário sítio para a Força Aérea Brasileira.

Na continuidade da cerimônia realizou-se a inauguração de marco histórico, representado pela inscrição “Corpo de Cadetes da Aer. - 1943 – 1971” apostada no pórtico de entrada do CIEAR/EAOAR, reproduzindo a fachada existente à época da Escola de Aeronáutica dos Afonsos. O período 1943-1971 indica os anos em que os atuais prédios ocupados pelo CIEAR/EAOAR constituíram-se como o Corpo de Cadetes. O descerramento foi efetuado pelo Tenente Brigadeiro Azevedo e Major Brigadeiro Meira, representando, respectivamente, as primeira e última turmas a ocuparem o Corpo de Cadetes nos Afonsos.homenagem ao SO Parizi

A formatura contou, ainda, com as presenças dos Tenentes Brigadeiros Pinto e Sandim, além de oficiais generais, autoridades e convidados, muitos deles egressos da Escola de Aeronáutica dos Afonsos. A homenagem ao SO Parizi e a inauguração do marco evidenciaram momentos de grande representatividade para o público presente, em razão do significado histórico e emotivo intrínsecos aos dois eventos.

Outro ponto de destaque nas comemorações do aniversário do CIEAR foi o encontro ocorrido no dia 16 de outubro com o efetivo e ex-integrantes da unidade denominado “Nossa História, Nossa Gente”, seguido de um almoço de confraternização. Comandantes de períodos anteriores e antigos integrantes deram seus testemunhos sobre as épocas em que passaram pela unidade, contando momentos e experiências marcantes de vida profissional e pessoal vivenciadas no CIEAR. Foi o primeiro encontro dessa natureza na escola, e que pretende-se torná-lo permanente nas comemorações anuais do aniversário.

inauguração do marco históricoinauguração do marco histórico

Fonte: CIEAR







◄ Share this news!

Bookmark and Share

Advertisement







The Manhattan Reporter

Recently Added

Recently Commented